Lean Startup: Entenda como usá-lo no seu negócio.
O atual momento em que vivemos, com uma combinação de desenvolvimento tecnológico, transformação digital, convergência de tecnologias e integração global, colocou todas as empresas a operarem num ambiente VUCA, aonde soluções disruptivas emergem e para atuar nesse cenário de alta volatilidade precisamos de novas abordagens para construir respostas que atendam ao mercado de maneira ágil, com um alto grau de adaptabilidade.
O que é o Lean Startup?
Lean Startup é uma abordagem para que você possa produzir produtos adequados ao seus clientes, buscando baixo custo de experimentação e testes.
Também conhecido como startup enxuta, a sua idéia principal é aplicar metodologias que faça com que o empreendedor cometa erros livremente e construa um produto que está focado na necessidade do cliente de forma rápida, através de uma profunda compreensão da jornada do cliente, do Jobs to Be Done, e principalmente aprendendo com erros desde o início, evitando desperdícios que podem prejudicar o seu negócio ao investir tempo e dinheiro em produtos com os quais você não obterá resultados.
Criado para ser aplicado na criação e no gerenciamento de startups, essa metodologia desenvolvida por Erick Ries tem como intuito ensinar empresários ou empresas a criarem um produto realmente desejável para o mercado e principalmente resolver as dores dos clientes, criando uma experiência do cliente encantadora, esse objetivo é alcançado por meio de processos rápidos de aprendizagem, buscando encontrar a solução que verdadeiramente terá um Market Fit, e sempre focado no crescimento acelerado do negócio.
Esse método deixa para trás o que a grande maioria das marcas sempre fez: Criar um conceito de um produto ou serviço a partir de uma visão interna da empresa ou apenas com alguns Focus Group, e depois estabelecer um cronograma completo de escopo definido, e somente após todas as funcionalidades terem sido construídas é que ele finalmente será comercializado, e com grandes chances de fracasso, uma vez que não houve uma validação das idéias junto ao mercado.
É uma estratégia que incentiva o empreendedor a errar e a aprender com esses erros, pois está operando em um ambiente de alto grau de incerteza, muitas vezes buscando alavancar idéias disruptivas.
Quando mais cedo você testar seu conceito, mais rápido e sem gastar todas as suas economias nisso, você saberá se o seu produto ou serviço é realmente desejável no mercado e, caso não seja, que estratégias usar para torná-lo um item de sucesso ou até mesmo reescrever o seu modelo de negócios, a partir de uma maior compreensão das reais necessidades do mercado, procedimento conhecido no mercado como “Pivotar” Pivot.
Nas corporações as idéias de lean startup tem sido muito utilizadas para a construção de novos produtos e principalmente aqueles com alto grau de incerteza.
O DA (Disciplined Agile) orienta que no contexto de muita experimentação deve se utilizar o DA Exploratory (Lean StartUp) lifecycle . Uma das 6 formas que ele propõe para trabalhar com agilidade, que é uma reformatação das idéias do Lean StartUp.
Como aplicar o Lean Startup no seu negócio
O primeiro passo se baseia na ideia do empreendedor estar ciente que antes de lançar seu produto, mesmo já tendo feito uma pesquisa prévia, ele não tem nada além das hipóteses que precisa testar e provar.
O empreendedor testa as suas hipóteses com uma abordagem chamada de desenvolvimento com os clientes (customer development) sobre esse tema saiba mais aqui.
Além disso, a empresa irá conversar com possíveis usuários, parceiros e compradores para pegar suas opiniões e entender falhas nos processos das soluções existentes, que inclui preço, características do produto/serviço, canais de distribuição, estratégias econômicas e a experiência do usuário no consumo do produto.
A empresa/empreendedor então, pode compreender o problema ou Jobs to be done do cliente de uma maneira mais profunda, uma ferramenta muito utilizada é o Design Thinking, e a partir desta visão e com a idéia do produto/serviço ela deve montar o MVP.
Por fim, adota-se o que chamamos de desenvolvimento ágil (Scrum,Kanban entre outras), para a construção do MVP, que trabalha interagindo com o ciclo de desenvolvimento do cliente. Neste parte do processo prioriza-se o tempo e recursos, isso porque o produto é desenvolvido para atender, realmente, às necessidades do mercado.
Abaixo uma figura que representa o Loop de Feedback Lean: Construir-Medir-Aprender:
O que é o MVP
Para aplicar o Lean Startup você precisa saber o que é o MVP, que faz parte do processo para aplicação dessa metodologia. O Minimum Viable Product ou produto mínimo viável é como um tipo de versão teste de um serviço/produto, não é uma versão final do produto, mas que contem as características mínimas para ser validado como produto e aprender com os clientes o que realmente tem valor, e as vezes até com retorno financeiro, deve ser desenvolvido de forma rápida e econômica.
Atualmente se faz uma distinção entre MVP e MMF, vejamos o que é MMF:
O produto para ser lançado ao mercado deve ter um conjunto mínimo de funcionalidades também conhecido como MMF – Minimum Marketable Features, termo introduzido por: Mark Denne e Dr. Jane Cleland-Huang em seu livro de 2004 – Software by Numbers: Low-Risk, High-Return Development, com o seguinte significado MMF é o conjunto do menor numero de funcionalidades que tornam o produto comercializável.
Podemos pensar assim, o MVP ajuda voce a definir o seu produto e funcionalidades mínimas validadas, enquanto o MMF é o refinamento necessário para colocá-lo no mercado.
Atualmente alguns produtos precisam ser construídos com um mínimo de qualidade dado ao nível de exigência do público alvo e principalmente a expectativa de uso o que pode criar problemas sérios caso seja lançado ainda com muitas falhas e deficiências de funcionalidades.
Considerações sobre como executar o Loop de Feedback Lean – Construir – Medir – Aprender:
- Formule hipóteses para validar: o primeiro passo para montar o MVP é validar as hipóteses que criou sobre o seu serviço/produto, antes de investir e lançá-lo. Uma forma comum e desenvolver um protótipo de baixo custo, e só a partir daí que você será capaz de montar o seu produto mínimo viável.
- Escalaridade: As vezes uma boa idéia tem um mercado muito restrito ou dificuldades para um crescimento acelerado, descubra caminhos para escalar a sua idéia, identifique as restrições ou reformule a hipótese.
- Entender o mercado: Um dado importante, pesquisar sobre macro e micro indicadores do seu público-alvo. Para isso você precisa ter um perfil de cliente já claramente definido, entender a jornada do cliente. Porém, antes é preciso saber em que circunstâncias sua empresa está encaixada, quem são seus possíveis concorrentes e quais soluções eles estão oferecendo.
- Defina indicadores: com base nos dados coletados, defina indicadores e métricas que você irá utilizar para avaliar o desempenho do seu MVP logo após a interação com o seu público.
- Funcionalidades do MVP: dentro dessa metodologia do MVP você precisa encontrar um equilíbrio entre recursos investidos para o desenvolvimento, tempo e como você irá apresentar o valor do seu produto para seu cliente.
- Não volte atrás: montar um negócio nunca é tarefa fácil, isso também vale para encontrar o seu MVP perfeito. O caminho pode ser longo, mas o que conta é você conseguir validar suas idéias e, claro, colocar seu serviço no mercado sem ter gasto tempo e dinheiro com algo que não vai vender.
- Errar faz parte: é justamente nessa parte que você terá a chance de cometer erros sem ter prejuízos ou com gastos mínimos. Aqui você pode errar até chegar ao produto ideal, que irá suprir as necessidades do mercado, por isso não tenha medo de cometer equívocos nessa fase. É melhor testar todas as alternativas agora do que quando seu produto já estiver no mercado.
Está dando muito errado?
Uma das técnicas que Erick Ries, utiliza e que tem um efeito significativo na compreensão do porquê estamos errando o alvo é o 5 Whys ( Cinco porques). Técnica que tem origem na qualidade. ( escreverei um post de como ela deve ser aplicada para obter resultados, brevemente) que vai te levar a compreender a causa e ou problema que não está tão visível.
O Lean Startup, veio para ficar, tem sido utilizado por empresas que alavancaram soluções disruptivas. Veja este vídeo do Bruno Nardon – Rappi Brasil e Kanui sobre tentativa e erro.
Posicione o vídeo aos 5:28 min quando ele fala especificamente sobre tentativa e erros.
Talvez seja justamente por mostrar o erro como uma coisa boa é que o método tem ganhado muitos adeptos, mas não é somente isso, é obter RESULTADOS.
Algumas técnicas que podem ajudar você a melhor compreender as necessidades do cliente e alcançar maior velocidade na construção de soluções, podem ser vistas nos posts abaixo, click para acessar:
Como dizem por aí, é caindo que se aprende. E é com os seus erros que você chegará no produto “ideal” e de sucesso.
Até a próxima!