Contexto do Design Sprint
O processo de design desempenha um papel essencial para alcançar o sucesso do produto, garantindo que o usuário esteja no centro do processo de desenvolvimento e que o produto final seja inovador o suficiente para competir no mercado e atender às necessidades de negócios.
O Google Design Sprint é um dos modelos de processos de design desenvolvidos para criar produtos e serviços centrados no usuário, com a finalidade de alinhar rapidamente a equipe sobre uma visão compartilhada para produtos, processos e tecnologias com metas definidas e entregáveis especificados.
Este método pode ser utilizado para alinhar a equipe e encontrar uma solução que possa ser executada (prototipada), considerando um desafio com escopo bem comprimido. É aprender, explorar, criar e encontrar a solução para o problema que você está procurando resolver.
Como você está percebendo, Design Sprint não é Design Thinking, são duas abordagens diferentes, embora no Design Sprint utilize-se de conceitos e métodos do Design Thinking, ele não se adapta a todos os tipos de problemas.
Entendendo o Design Sprint na prática
Um sprint de design é um processo de 5 dias ( pode ser feito em 1 dia) que resolve desafios estratégicos associados à liberação de um novo produto, recurso ou serviço usando princípios de design thinking, prototipagem rápida e teste do usuário.
Os sprints de design surgiram do trabalho que Jake Knapp fez na GV (anteriormente Google Ventures), num esforço para unificar os métodos de design utilizados pelas equipes, e melhorar o desempenho das sessões de brainstorming.
Assista em 90 segundos uma explicação rápida feita pelo criador do Design Sprint Inglês).
O modelo original proposto é com 5 etapas: Mapear – Rascunhar – Decidir – Prototipar e Testar.
O modelo apresentado neste post é a versão atualizada pela Google e tem 6 etapas. Embora ele recomende o uso das seis etapas, você pode reduzir de maneira a executar em menor tempo e dependendo da complexidade do problema que você esta resolvendo e o tempo que você tem para realizar o sprint.
Uma das atividades previstas desde o primeiro modelo é a necessidade de preparar para sua Sprint Design, é tão importante como rodar a sprint. A duração da sua Sprint depende do objetivo e do problema que você pretende resolver. Como por exemplo: Precisamos melhorar a taxa de conversão das compras no carrinho.
O Design Sprint pode ser realizado, variando de 1 a 5 dias.
Planejar o design sprint garante o melhor aproveitamento do tempo da equipe.
Você deverá realizar três grandes tarefas:
Os 6 Passos Para Aplicar o Design Sprint…
O Design Sprint é executado em uma forma de oficina que pode levar de 1 a 5 dias.
São 3 ciclos de Divergir/Convergir: Divergir você busca novas possibilidades e inspiração. Convergir você busca consolidar, sintetizar e unificar os achados. São ciclos diferentes com objetivos específicos.
Durante este processo, as seis etapas do Sprint são aplicadas : Entender, Definir, Rascunhar, Decidir, Prototipar, Validar.
Etapa 1: Compreender
Essa etapa começa no início do dia e é importante definir os desafios que precisam ser enfrentados durante a sprint.
Nesta fase, cada uma das partes interessadas, membros da equipe, lembre-se de ter uma equipe multidisciplinar, apresenta o projeto na sua própria perspectiva em um curto espaço de cinco minutos.
Considere sempre que o conhecimento está espalhado entre todos os participantes.
Eles avaliam e discutem os dados disponíveis, e características do problema, compartilhando informações.
Por exemplo, o representante do desenvolvimento, pode apresentar o lado da tecnologia e codificação do projeto e como a equipe de desenvolvimento o abordará. Outros stakeholders podem colocar as necessidades de marketing, problemas na perspectivas do usuário, questões operacionais, etc.
Ferramentas: How Might We (HMW – Como nos podemos), Lightning Talk, Mapa de Afinidade, Votação HMW entre outras.
Etapa 2: Definir
Nesta etapa o objetivo a ser alcançado é a de estreitar o foco do problema que será abordado, estabelecer métricas de sucesso e o objetivo.
Se o produto for multissegmento, todos os segmentos de destino deverão ser definidos neste estágio.
Durante esse estágio, a equipe pode discutir as diferentes motivações que podem levar o consumidor a usar este produto e os recursos que devem ser incluídos para atender às necessidades do usuário.
Ferramentas: Métricas de Sucesso, Business Model Canvas, Princípios de Design, Caminho Feliz, entre outras.
Etapa 3: Rascunhar
Depois de entender as informações necessárias sobre o projeto, cada membro da equipe deve começar a esboçar individualmente idéias diferentes de design de interface do usuário ou idéias de design de produto para o produto alvo.
O objetivo é que cada membro da equipe, compartilhe um grande número de idéias para serem consideradas.
Em seguida, a equipe deve ser convidada a esboçar uma grande idéia ou convergir as idéias. Se o projeto for complexo, a equipe poderá desenhar um storyboard para descrever o fluxo de trabalho e a interação do usuário, propostos para cada persona.
A importância desse estágio é que cada membro trabalhe individualmente com base em sua própria perspectiva construindo a imagem da aparência e/ou a solução do produto final.
Etapa 4: Decidir
O objetivo desta etapa é finalizar e definir a direção ou o conceito a seguir para a etapa de prototipação.
Depois de visualizar as idéias dos membros sobre o design do produto, o Sprint Master deve pendurar todos os esboços no quadro ou na parede, antes de começar a reunir votos para as diferentes idéias.
É a hora da tomada de decisão e a busca do consenso.
Antes de votar na melhor idéia, a equipe deve reservar um tempo para votar silenciosamente nas idéias antes de ser afetada pelas opiniões e votos dos outros.
Então, cada um dos membros da equipe deve usar os pontos de votação para votar nas principais idéias baseadas na Matriz de Prioridades.
Esse método prioriza os recursos com base na importância e facilidade de implementação: isto é, fácil e importante, difícil e importante, menos importante e fácil, difícil e sem importância.
Isso pode ajudar a equipe a selecionar o esboço da interface ou solução mais acordado nas diferentes perspectivas de todas as partes interessadas envolvidas no projeto.
Ferramentas: Apresentar os Rascunho, Hipóteses e questões proposta na Sprint, Votação aberta, revisão e votação, Matrix de decisão.
Etapa 5: Prototipar
Após a seleção do esboço vencedor, a equipe deve começar a criar um protótipo real que represente o layout, a interação e as funções da solução, interações que serão apresentados em cada tela da interface do usuário.
O motivo da criação do protótipo é criar uma apresentação realista para o produto, que pode ajudar a obter feedback do usuário sem desperdiçar dinheiro, tempo e esforço em recursos desnecessários.
Este protótipo deve ser o mais representativo possível do produto final. A equipe pode usar ferramentas como Invision ou Adobe Experience Design (Adobe XD) para criar um protótipo interativo onde os usuários podem adicionar seus comentários e feedback.
O protótipo também pode ser uma demonstração, vídeo ou protótipo físico.
Ferramentas: Storyboards, ferramentas de prototipagem.
Etapa 6: Validar
Uma vez criado o protótipo, ele deve ser testado para avaliar sua viabilidade. O teste deve abranger o teste do usuário, o feedback das partes interessadas e a verificação de viabilidade técnica.
Esses três tipos de verificação de validação ajudam a entender a viabilidade da ideia de design do produto a partir de usuários, partes interessadas e perspectivas da tecnologia.
Esse estágio revela a natureza iterativa do Google Design Sprint, pois a equipe pode retornar a qualquer estágio para corrigir problemas destacados no estágio de validação.
Ferramentas: Estudo de usabilidade, walkthrough cognitivo, revisão do stakeholders.
Link relacionado:
Site The Sprint book , site do autor da metodologia com dicas e ferramentas.
Bom… Chegamos ao fim deste artigo, aqui você descobriu o que é Design Sprint e sua metodologia incrível para ampliar os horizontes do seu produto e torná-lo um sucesso.
Grande abraço e até a próxima!