Trabalhe o Time to Market agregando Valor aos clientes e negócio
Muitas empresas no seus projetos de transformação digital, buscam intensificar o uso de frameworks ágeis , e focam excessivamente na capacidade dos times de produzirem incrementos. Velocity do time, como métrica relevante.
Esquecem que o que importa é a geração de valor!
Se olharmos para os tempos anteriores aos processos ágeis , um fator que sempre chamou a atenção foi o uso efetivo de uma solução de software, por exemplo, se olharmos as funcionalidade do word, excell, etc, 95% dos usuários usam menos de 10% das funcionalidades e isso continua nos dias de hoje, praticamente em quase todas as soluções colocadas no mercado, mesmo com robustas implementações de agilidade.
Assim para ganhar velocidade, temos que descobrir efetivamente as histórias que realmente agregam valor e isso é uma tarefa complexa e difícil como coloca Marty Cagan ( uma grande referência na gestão e criação de produtos).
As diversas ferramentas do Design Thinking , uma profunda compreensão do Jobs to be Done e uma gestão de produtos Data-Driven, são fundamentais para auxiliar nessa descoberta .
Lembre-se o valor de um incremento somente é validado quando colocado em produção e é utilizado pelos usuários, o que vai além dos ciclos de Feedback do scrum. O que as equipes ágeis entregam é output.
Quando os usuários realmente gostam e utilizam a nova funcionalidade, temos o outcome para o usuário.
Quando essas funcionalidades geram retorno para a empresa , temos outcome para os negócios, ou como bem define Jeff Patton : Impact.
Não basta construir as suas histórias de usuário….elas tem que ser validadas junto ao usuário e finalmente produzir o retorno ou objetivo desejado pela empresa.
Output —— Outcome —— Impact.
Uma coisa é gerar valor, outra coisa é capturar parte desse valor!
Jeff Patton, neste video : “Changing the Game” mostra os principais problemas relacionados com a criação e gestão de produto: