Propósito!
Propósito? Por que ter um na minha empresa?
O Motivo para se Ter um.
Porquê traz sentido e significado ao trabalho! Simples assim!
Numa época de mudanças constantes, o que realmente é duradouro em uma empresa?
As estratégias mudam ao sabor das mudanças de mercado, os processos mudam para atingirem novos patamares ou radicalmente para garantir competitividade.
As pessoas mudam, por novas oportunidades e novos colaboradores chegam trazendo a sua experiência, cultura e visão de mundo.
Como fazer este sistema dinâmico que é a empresa, ter uma unidade e manter o melhor nível de engajamento possível?
Como gerar confiança aos clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas se você nāo deixa claro, o por que da sua empresa existir.
Principais Benefícios
Aqui está a importância de você definir um propósito para a sua empresa:
Uma pequena história:
Você chega ao final de um dia exausto e olha para os acontecimentos dos últimos meses, dificuldades de alavancar o negócio, incertezas quanto a capacidade de realizar e atingir as suas metas, reuniões, reuniões, mudanças de rumo, problemas com fornecedores, serviços que não saem como esperados, equipe sobre tremenda pressão, muito tempo no telefone, emails infindáveis.
E pensa tudo bem é uma startup! É muita correria!
E nos momentos mais difíceis tudo lhe parece sem propósito!
E vem uma pergunta a sua mente: Como esta a minha equipe sobre tamanha pressão? como eles vêem o nosso trabalho e o que estamos construindo?
Como eles estão lidando com as incertezas, e como manter o engajamento.
Temos muitas contratações rápidas acontecendo e uma salada de pensamentos e opiniões que cada um traz, que geram muitos conflitos , ótimos profissionais mas com valores muito distintos, isso prejudica o fluxo do trabalho.
Ter um propósito é dizer para sua equipe, o por que fazemos o que estamos fazendo.
Os dados comprovam:
90% das pessoas que trabalhavam em uma organização orientada por propósito e objetivos afirmaram que se sentem engajadas com o seu trabalho, que ele tem significado para elas além da remuneração.
Em empresas que não são tão focadas no propósito, apenas 32% dos funcionários relataram sentimentos de envolvimento e conectividade com o trabalho que estavam fazendo.
Ter um propósito é dizer ao MERCADO que você tem ALGO A OFERECER e não somente QUER ALGO DELE.
É uma mensagem que atinge os seus cliente, colaboradores, fornecedores e acionistas.
Todo Líder que conhece o propósito da sua empresa é capaz de inspirar os outros!
Como vimos, o propósito não pode ser comprado, ele representa a essencialidade da empresa, tem que ser descoberto, ser real! E quando estamos conectados com a essencialidade, as nossas palavras e ações ganham força e causam um tremendo impacto ao redor.
Somos assim, conectados, agentes transformadores na nossa empresa.
Para que você possa se aprofundar na importância de conhecer o propósito da sua empresa, trago aqui o vídeo sobre o Círculo Dourado ( Golden Cicle) de Simon Sinek.
Posso mudar o propósito da minha empresa?
Mas assim como tudo na empresa é dinâmico , o propósito, tem que se manter atualizado!
Ué, parece uma contradição?
Não, é uma provocação!
Definir um propósito não é uma tarefa simples, temos que procurar descobrir o que realmente nos motiva a fazer o que fazemos.
Muitos irão dizer que é somente pelo dinheiro.
Mas isso é uma condição essencial de sobrevivência de qualquer empresa, nenhuma empresa sobrevive se não ganhar dinheiro.
Isso não pode ser o seu propósito, em que pese isso seja o propósito da maioria, mas dificilmente pensando assim você compreenderá o mercado e fará a diferença nele.
O propósito nos leva a ter um posicionamento frente ao mundo de mudanças em que vivemos. Traz significado e sentido a vida de todos que participam e se relacionam com a empresa.
Vamos para a realidade, provavelmente você não conseguirá estabelecer um insight muito profundo que o guie eternamente! Se o fizer parabéns!
Afinal, no Brazil somos mais de 52 milhões de empreendedores, Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em 2019, Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) e nem todos, neste momento terão o profundo conhecimento do seu propósito.
Assim, podemos tratar um propósito empresarial como uma jornada, a busca pelo nosso significado! Mas cuidado! O Propósito reflete o mais profundo conhecimento do seu significado, que neste momento você pode alcançar! Tem que ser duradouro! Pois ele representa a essencialidade da sua empresa.
Compartilho com vocês, a abordagem de Meisler – Ceo da Revenda:
Em uma entrevista a revista PEGN, que você pode acessar aqui , ele disse:
“Que somente recentemente estabeleceu os princípios da marca carioca, e ela tem 10 anos de existência.”
Para ele, começar um negócio e já ter suas convicções e premissas rigidamente estabelecidas é muito difícil e construí-las ao longo do caminho pode ser mais vantajoso. “Vejo cada companhia como um ser vivo que vai se desenvolvendo”.
Lembre-se uma empresa é um organismo vivo. mas como percebemos é fundamental, tomar consciência do nosso propósito.
Esse olhar, na minha opinião, esta mais próximo do que acontece na realidade das start-ups e pequenas empresas, porque elas estão sempre pivotando, lutando para sobreviver aos anos iniciais. Mas veja, que aqui um propósito claro, pode fazer toda a diferença nos resultados, e dar uma direção, de como você faz as suas escolhas, motiva a sua equipe, enfrenta os desafios e toma decisões difíceis.
Portanto, tenha sempre em mente, que o esforço e o ato reflexivo para descobrir o mais profundo propósito por que fazemos as coisas, é de um valor inestimável!
E é a cola que precisamos para manter a nossa startup integrada, unificando as nossas ações em relaçāo a Marca e a Cultura que queremos.
Outra coisa, o propósito te acompanhará, consciente ou inconscientemente, durante a jornada da sua empresa.
Mas quando temos consciência do nosso propósito, temos um ponto de apoio sólido capaz de resistir a todos os ventos contrários das mudanças circunstanciais, caso contrário, muita coisa não fará sentido pra você, e você será tragado pelas forças do momento.
Sua equipe e seus clientes ficarão confusos com os rumos que a sua empresa toma.
O propósito é engajador!
Trago aqui a fala de Jim Collins:
“As empresas mais do que nunca precisam ter um entendimento claro do seu propósito, para tornar o trabalho mais significativo, atrativo, motivante e reter pessoas excepcionais.”
Mostre ao mundo que a sua empresa tem Alma!
Descubra o seu Propósito!
Em um outro post, falaremos sobre a diferença entre propósito, missão, valores e visão.
Um abraço