Inovação – Gestão do Conhecimento em Sinergia com Redes Sociais
A Gestão do Conhecimento como parte do desdobramento estratégico da empresa e em sinergia com as ações de capacitação tem o poder de inovar e alavancar o desempenho das equipes por disponibilizar informação e principalmente conhecimento, permitindo o desenvolvimento de uma cultura altamente colaborativa – O último estágio do modelo organizacional.
Em 2000 inovamos com a criação do Projeto Onda Azul – Para a Caixa Economica Federal ( Um time de grandes pensadores; Sebastião Lazaro Henriques e Reuber Leopoldino) para a capacitação de 50.000 profissionais com abrangência nacional e embrião da Universidade Caixa premiada à epoca pelo MEC. Projeto estendido posteriormente para a integração de ambientes colaborativos , alicerçados no projeto Colaboração Visual concebido em conjunto com Télio Pacheco que tinha em sua espinha dorsal a integração de solucões de videoconferência, soluções Desktop, Satélite – Broadcast e Tv executiva e ambiente de ensino a distãncia Sincronos e Assincronos, permitindo a composição de solução de capacitação em blend mode.
O próximo passo, quando se fala de alavancar projetos de integração do conhecimento corporativo com a criação de um ambiente aonde a informação relevante é mais acessível e a possibilidade de emergir uma cultura altamente colaborativa, passa inevitavelmente pela integração de soluções de redes sociais internalizadas no ambiente corporativo com mecanismos de gamification que permitem atingir maior integração entre os colaboradores e as áreas. Gerando conhecimento altamente utilizável.
Fiquei feliz de encontrar este trabalho do Ibope que segue na mesma linha de raciocínio que o nosso, apresentado no Open Innovation Seminar de 2010. Compartilhado abaixo:
Para complementar a informação segue uma apresentação da Don Cabral.
Cases de Inovação :