Elearning, aprendendo em qualquer lugar e em qualquer contexto:
Quando pensamos na velocidade do mundo moderno, nos deparamos com uma modificação radical no formato de treinamento e aprendizagem. Quem hoje não utiliza o google como ferramenta de suporte para conhecer algo novo, buscar fóruns de conhecimento, compartilhar informação em tempo real,ou mesmo aprender como fazer, através dos diversos tutoriais on-line! Tudo através de mecanismos de e-learning, formais e informais.
Dentro deste cenário em que a velocidade das mudanças tecnológicas trazem uma obsolescência tremenda, faz-se necessário desenvolver um modelo de aprendizagem que permita a empresa manter os seus colaboradores atualizados e com plena capacidade de execução de suas atividades, garantindo assim a excelência na execução de seus processos.
Esta supra modernidade tem colocado as ações de treinamento dentro de contexto antes inimagináveis: Hoje se aprende através dos celulares, dentro dos ônibus, em pequenas pausas de café, etc. Compreender estas características contextuais, aonde a aprendizagem acontece, faz a diferença na construção das soluções de ensino e importar as tecnologias das mídias sociais,elearning, mlearning, fazem a diferença no resultado.
O tempo gasto pelas empresas em preparar os seus colaboradores , segundo pesquisas, está entorno de 5% do tempo anual, nos 95% do tempo restante o colaborador está em execução de suas atividades ( referencia ao mercado americano).
A “espiral da morte” que ocorre entre a preparação/treinamento do empregado e a utilização do conhecimento adquirido, aonde a ausencia de design instrucional adequado, provê baixa retenção, e na maioria dos treinamentos ( Presenciais e a Distância) agravado pelo excesso de informação que não produz a efetiva capacidade de ação, resultando em uma baixa performance dos processos de negócio. Assim a correta compreensão do foco de habilidades necessárias a serem desenvolvidas para a execução dos processos/atividades, caminhos para o aprofundamento teórico deste conhecimento, disponibilização adequada da informação/treinamento dentro da diversidade de contextos, e a construção de ferramentas de suporte ao desempenho, os famosos Job-Aids ( Que são definidos como ferramentas que permitem ao indivíduo acessar de forma rápida a informação que ele precisa para executar uma tarefa.)
O Elearning bem construido e com ferramentas de suporte ao desempenho, facilita a execução superior e é dependente do desenho instrucional alinhado com as necessidades de execução operacional.
O mLearning possibilita a utilizaçao de conceitos antigos de suporte ao desempenho, dentro de um novo formato e com amplos recursos multimídia.
No slide abaixo, temos a descrição dos “Cinco Momentos de necessidades de aprendizagem“ conceito elaborado pelo Dr. Conrad Gottfredson e que reflete a necessidade da disponibilidade de informação na execução do processo, principalmente em função da velocidade das mudanças em nosso tempo. Observe como o Elearning e o mLearning endereçam estas necessidades.