Elearning e mlearning, perspectivas : Se conteúdo é o Rei, multi-tela é a Rainha!
Perspectivas para Elearning e mLearning:
Quando consideramos a construção de um curso multi plataforma, devemos estar atentos, não só a questão básica das diferentes gerações, limitadores tecnicos, tais como: tamanho de tela, forma de interação, velocidade de conexão, poder de processamento. Mas estar atento ao CONTEXTO e ao Tempo Disponível para utilização da plataforma como ambiente de aprendizagem .
O mlearning ( Mobile Learning) construiu muitos mitos, e a simples portabilidade de uma solução que roda em Desktop redunda em fracasso!
Para compreender o atual contexto multi-dispositivos, precisamos entender a complexidade do novo ambiente Midiático.
Estudos do Google mostram que 90% das interações com mídia acontecem através de Telas: TV, PC, Tablet e smartphone:
Nesta pesquisa sobre o comportamento dos usuários, verificou-se a utilização de vários dispositivos simultãneos ( multi-tarefa ) exemplo: assistir TV e utilizar o smartphone simultãneamente.O Google esta chamando este novo ambiente de “O NOVO MUNDO MULTI-TELA”
Uma característica relevante deste estudo é o uso sequencial dos dispositivos, considerando em que momento ele muda de plataforma para finalizar uma compra por exemplo.
Outras caracteristicas comportamentais e conclusões da pesquisa estão listadas abaixo:
- Os dispositivos são escolhidos em funçao do contexto: Aonde nós estamos, o que queremos realizar e a quantidade de tempo necessária.
- Há dois modos de interação multi-tela;
- Sequencial – Aonde nos movemos entre dispositivos ( exemplo: Iniciar uma pesquisa sobre preços, modelos de um artigo no smartphone e concluir no desktop)
- Simultâneo – Aonde usamos vários dispositivos ao mesmo tempo: ( exemplo: Os aplicativos de segunda tela disponibilizados pelas grandes redes de TV como a Band, aonde são apresentadas estatísticas, informações complementares, quizzes, interaçòes diversas, comentários especializados, etc, durante a realização de um evento esportivo.)
- A Tv não mais apreende totalmente a atenção dos usuarios.
- Pesquisar é uma das atividades mais comuns no uso dos dispositivos portateis.
- Smartphone é a espinha dorsal das interações diárias e é o ponto de partida mais comum das atividades multi telas.
Neste estudo realizado pelo Google em 2012 temos uma dimensão clara desta mudança de paradigma, clique na imagem para baixar a pesquisa diretamente da google.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]